Guia oficial de Scams

Scamming é a tentativa de roubar xats, days, powers ou contas de você. O scamming vem em diversas formas assim como os scammers (golpistas). Nesse guia, te mostraremos algumas formas mais conhecidas de scam.

Ao realizar trade, sempre tenha atenção ao aplicativo do trade e não se distraia enquanto o estiver fazendo, é importante manter o foco nisso para não sofrer um golpe.

Mudanças no trade

No geral o scammer faz uma oferta, normalmente uma oferta muito boa. Vocês dois realizam o procedimento de trade, colocam os valores e itens negociados, depois eles tentam reduzir a oferta ou mudá-la logo antes de você aceitar. No entanto, isso dificilmente funciona pois o xat tem várias medidas protetivas contra isso. Também veja se o scammer tentará colocar o valor no box de days em vez no de xats.

Exemplos:

Nessa foto, o usuário estava comprando o gold por 37,750 xats mas, no final, o usuário mudou o valor dele para 30,750 xats.
Nessa foto, o usuário estava comprando namecolor + purple por 25k mas, no final, o usuário removeu o namecolor do trade rapidamente antes do trade ser aceito.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O trade não funciona!

Alguns scammers tentarão te convencer de que o aplicativo do trade não funciona. Te dirão para transferir e que você “teria” que transferir primeiro. NUNCA TRANSFIRA PRIMEIRO. Repito, NUNCA TRANSFIRA PRIMEIRO. SEMPRE USE O TRADE.

Duplicando xats/days/powers

Nessa situação, os scammers tentarão arduamente te convencer que eles podem duplicar seus xats/days/powers e que a única coisa que você deve fazer é transferir ou passar esses xats/days/powers via trade para eles. Muitos usuários são roubados através desse método. Os scammers podem até mostrar vídeos fakes ou fotos de tela mostrando que eles já fizeram isso ou mesmo ir até o aplicativo trade e mostrar os powers deles em pares de 2 ou 3. Lembre-se que isso não é ou nunca será possível pois ninguém pode gerar quantos xats/days/powers que quiser.

Emprestando powers

Algumas pessoas ou mesmo “amigos” podem querer que você os empreste xats/days/powers e você decidiu que eles são confiáveis o suficiente para você fazer isso. Aí depois eles somem com eles e você nunca mais os vê. Saiba que o xat não suporta o empréstimo desses itens e que tal ação é feita por sua conta e risco.

DICA

Uma maneira segura de evitar que você sofra um golpe é sempre dando a primeira das duas confirmações para checar se o trade ocorrerá da forma prevista. Quando você realizar um trade, assim que todos os valores ou itens forem checados e você ver que estão certos, você daria a primeira confirmação “confirm”. Conte alguns segundos para ver se o usuário tentará mudar algum valor ou remover algum item. Caso ele remova, não o avise que você notou isso, tire fotos de tela o suficiente para provar a operação incorreta mostrando a operação em si e a ID.
Nesse primeiro exemplo, mostraremos uma situação em que o usuário vai comprar 10 days por 130 xats e o vendedor troca o valor dos 10 days e os coloca na caixa dos xats.

Exemplos:

Nesse primeiro print, vemos que tudo está ocorrendo como esperado, todos os valores nos lugares certos e a primeira confirmação “confirm” foi dada para verificar se algum procedimento desonesto será realizado.
Já nesse print, vemos que o vendedor mudou o valor 10 (que seria dos days) para o box de xats. Todos os locais onde valores foram modificados ficam vermelhos e o botão fica escrito updated. (Você usaria esse modelo para reportar)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Então assim, você deverá tirar print mostrando a mesma parte da tela que mostra nos exemplos acima. Além disso, também terá que tirar uma print do mesmo tamanho só que mostrando a id também. Lembre-se que no primeiro print deve mostrar o valor acordado entre ambos.

(Você usaria esse modelo para reportar)

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Esse print é um print adicional que você deve tirar para poder provar quem realmente é o usuário que tentou realizar o golpe em você, nunca se esqueça de que precisa um print exatamente nesse mesmo modelo mostrando a ID do usuário.

Vamos agora para um exemplo bem comum.

Nesse primeiro print, vemos que tudo está ocorrendo como esperado, todos os valores nos lugares certos e a primeira confirmação “confirm” foi dada para verificar se algum procedimento desonesto será realizado.
Já nesse print, vemos que o vendedor mudou o valor de 130 (que seria o valor correto) para 13. O local onde o valor foi modificado fica vermelho e o botão fica escrito updated. (Você usaria esse modelo para reportar)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Como explicado no caso anterior, você deverá tirar print mostrando a mesma parte da tela que mostra nos exemplos acima. Além disso, também terá que tirar uma print do mesmo tamanho só que mostrando a id também. Lembre-se que no primeiro print deve mostrar o valor acordado entre ambos.

(Você usaria esse modelo para reportar)

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nota: Agradeço a ajuda do Odin (206159116) com os exemplos. As fotos de tela usadas no guia foram usadas apenas como exemplo e nunca realmente aconteceram.

Pedimos que seja extremamente cuidadoso e que tenha um bom comércio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *